Foto: Adriano Dória
A atriz Hellen de Castro já integrou o elenco de muitas montagens brasileiras de grandes musicais da Broadway, sendo alguns deles "Mudança de Hábito", "Wicked", e o mais recente, "Sunset Boulevard", mas agora ela vive uma experiência totalmente nova, como a personagem Clara do espetáculo “Aparecida” de Walcyr Carrasco. Ela conversou com a gente e contou detalhes de sua carreira e do novo trabalho, confira:
1. Como você se interessou pelo mundo da arte? Conta pra gente um pouco da sua história.
Desde muito pequena eu gostava de cantar e dançar. Minha família sempre foi muito envolvida na arte e percebeu minha vocação. Aos 8 anos passei na prova e ingressei na ULM (Universidade Livre de Música). Foi uma escola excelente, tive a iniciação musical. Aos 10 anos, enfrentei outro teste difícil, agora na Escola Municipal de Bailado. Eram muitas canditadas. Passei. Que alegria! Estudei 8 anos. Me formei lá. Formação completa para bailarina.
Assisti o musical Moulin Rouge, no qual dei conta que em musical você precisa saber vários estilos de dança. Sempre gostei de várias estilos de dança, fiz aula de Jazz e me apaixonei. Depois fiz aulas de dança de rua (outra paixão), sapateado. Fui atrás do canto e teatro. Novos desafios, que adorei. Hoje sou muito feliz e cheia de gratidão por estar no meu 11º musical.
2. Recentemente você passou a integrar o elenco do musical Aparecida e assumiu o papel de protagonista durante a temporada. Como está sendo a experiência de contar uma história de fé tão emocionante?
Acredito muito no poder da fé e poder fazer um espetáculo onde passa essa mensagem é muito gratificante.
3. Você já integrou o elenco de montagens brasileiras de grandes espetáculos da Broadway, como é fazer parte de um musical original brasileiro?
Orgulho. O Brasil tem ótimos escritores, compositores, coreógrafos. Poder fazer um musical 100% nosso, era um sonho meu. E estar nessa superprodução, com músicas belíssimas de Carlos Bauzys e Ricardo Severo. Texto do grande escritor, conhecido internacionalmente, Walcyr Carrasco e coreografias da incrível Fernanda Chamma é uma grande honra.
4. Quem é a Clara? Você se identifica com ela?
Clara é uma mulher doce e extremamente forte. Esposa de Caio, ela que dá todo o apoio quando ele descobre que tem uma doença gravíssima. Ela é uma mulher que acredita no amor e na família. Eu também acredito.
Eu e a Clara temos muitos pontos convergentes. Já tive momentos bem difíceis na vida e eu encontrei uma força que não sabia que tinha.
Essa personagem é um presente, aprendo muito com ela.
5. Depois de tantos grandes trabalhos, como você se sente profissionalmente? Tem algum trabalho dos sonhos que ainda quer realizar?
Fazer o que ama é realmente um privilégio e sou extremamente grata a essa oportunidade que estou tendo nessa vida e a todos que passaram nela. Sei também que ainda tenho muito o que aprender e estudar. Parar nunca.
Trabalho dos sonhos? Nossa! Uma lista gigante. Alguns musicais: Chicago, Anything Goes, Legalmente Loira... e por aí vai rs
6. Qual dica você daria para quem quer entrar nessa area?
Muita disciplina. Não desistir nos primeiros nãos que tiver. Outra dica é fazer as 3 artes (canto, dança e teatro) separadamente. E depois fazer cursos que juntam os três. E lógico: amar muito o que faz.
7. Por que todos devem assistir Aparecida?
Vamos lá. Darei 10 motivos:
1) O musical fala sobre a nossa Padroeira do Brasil, a Santa Aparecida.
2) Musical original brasileiro (uhuuuu!) é nossoooo!!!
3) As músicas são de emocionar. Sou fã de Carlos Bauzys e Ricardo Severo.
4) Texto de ninguém mais, ninguém menos que Walcyr Carrasco, que dispensa apresentações.
5) Direção e coreografias da consagrada Fernanda Chamma.
6) O musical fala sobre o poder da fé, amor, superação e esperança, algo que é importante ser falado nos dias de hoje.
7) As histórias são baseadas em fatos reais. Sim. Todas elas!
8) Cenários grandiosos, uso de projeções. Temos 23 mudanças de cenário durante o musical.
9) 25 atores em cena. Sou fã de cada um.
10) O musical foi indicado para o Prêmio Bibi Ferreira. A maior premiação de musical de SP.
Não Percam