O elenco de "Jacksons do Pandeiro" em Cena | foto de Jonatas Marques
Conhecida por espetáculos que exalam musicalidade e muita brasilidade, a companhia teatral Barca dos Corações Partidos tem conquistado o público com obras como “Gonzagão, A Lenda”; “Opéra do Malandro”; “Auê” e é claro, “Jacksons do Pandeiro”. Depois te der sido sucesso de público, o musical em homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro (1919-1982) fará sua primeira turnê pelo Nordeste, passando por 4 capitais: Fortaleza, Recife, Aracaju e João Pessoa, começando nesse fim de semana, dia 14 de Junho.
Com direção de Duda Maia e texto de Braulio Tavares e Duda Rios, “Jacksons do Pandeiro” não chega a ser uma biografia do cantor paraibano, mas traz fragmentos da vivência dos próprios atores a partir das músicas de Jackson, conectando pontos entre a obra e vida de Jackson do Pandeiro com a história pessoal de cada um. Com direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, o espetáculo (assim como nas demais montagens da companhia) é marcado pelo elenco tocando os instrumentos em cena.
“Trazemos a forma sincopada do canto para o jogo de cena o tempo todo. Em nosso título, Jacksons aparece no plural porque são várias histórias que se cruzam e se confundem com a de Jackson”, conta a diretora Duda Maia.
O multi-instrumentista chegou a ser conhecido como Rei do Ritmo suas mais de 400 composições de dividem em gêneros como samba, forró, coco, baião e frevo. Canções como ‘Sebastiana’, ‘O Canto da Ema’, ‘Chiclete com Banana’ e ‘Cantiga do Sapo’ marcam o repertório do musical que mergulhou bastante no universo rítmico para trazer aos palcos todo suingue, ginga e autenticidade da obra de Jackson.
No elenco, os integrantes da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos e Ricca Barros) dividem a cena com artistas convidados: Everton Coroné, Jef Lyrio, Lucas dos Prazeres, Luiza Loroza e Renato Luciano. Com produção da Sarau Cultura Brasileira, de Andréa Alves, a turnê nordestina promete ser um encontro do espetáculo com as terras que em muito inspiraram a concepção artística de “Jacksons do Pandeiro”.
Para o autor Braulio Tavares, falar de Jackson é contar história de nordestinos anônimos, que tiveram sua história e cultura apresentadas pela rádio e TV na forma das composições musicais do Rei do Ritmo. A dramaturgia de Braulio (também paraibano) e Duda Rios (pernambucano) conduz texto do espetáculo com música, poesia ou em forma de poema musicado, propondo brincadeiras rítmicas, deixando ainda mais evidente sua íntima conexão com a cultura nordestina.
O musical já esteve em cartaz no Rio de Janeiro, São Paulo, além de outras cidades como Santos, Petrópolis e Guarulhos, e venceu o prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro), foi indicado a 2 prêmios pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e indicado a 5 prêmios Cesgranrio. Para a turnê nordestina, 4 estados serão contemplados, confira o serviço a seguir:
SERVIÇO:
FORTALEZA
Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza - CE)
Dias 14 a 16 de junho,
Sessões: sextas às 19h, sábado às 15h e 19h e domingo às 18h.
Ingressos a venda pelo Sympla ou pela bilheteria do Teatro.
RECIFE
Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 – Boa Vista, Recife – PE)
Dias 27 a 30 de junho
Sessões: de quinta a domingo às 19h.
Ingressos a venda pelo Sympla ou pela bilheteria do Teatro.
ARACAJU
Teatro Tobias Barreto (Av. Pres. Tancredo Neves, 2209 – Inácio Barbosa, Aracaju – SE)
Dias 5 a 7 de julho
Sessões às sextas às 20h, sábados às 20h e domingo às 19h.
Ingressos a venda pelo Guichê Web ou pela bilheteria do Teatro.
JOÃO PESSOA
Teatro Pedra do Reino (Rod. PB-008, Km 5, s/n – Pólo Turístico Cabo Branco, João Pessoa – PB)
Dia 14 de julho,
Sessão única: domingo às 19h.
Ingressos a venda pelo Sympla ou pela bilheteria do Teatro.
Comments