O palco de um teatro abandonado e as ruas de São Paulo são o cenário de “Teatro BR”, filme dirigido por Alonso Barros, com roteiro assinado pelo diretor e pelo escritor Vitor Rocha, e Direção Musical de Carlos Bauzys. A narrativa do média-metragem leva o espectador pela cidade de São Paulo, mostrando a jornada de três companheiros de palco, de coração e vida (Paulo, Miguel e Sara) marcados por uma separação traumática que terá consequências 25 anos depois. Com músicas de Chico Buarque, Edu Lobo, Stephen Sondheim e Jerry Herman, “Teatro BR” estreou em formato on-line e gratuito no youtube na última semana.
O passado pintado em uma moldura preto e branca onde memórias invadem a realidade, e muda a história destes três personagens. Este foi o mote para a primeira criação audiovisual do diretor e coreógrafo Alonso Barros, que em “Teatro BR” usa a linguagem de um filme musical para contar a história de Paulo, Miguel e Sara. Representados por Jarbas Homem de Mello, Ruben Gabira e Totia Meireles, respectivamente. O mesmo trio, 25 anos antes, é interpretado pelos atores André Torquato, Renato Belini e Nay Fernandes, respectivamente, que compartilham as cenas também com um grande elenco de rostos conhecidos da cena do teatro musical como Carol Costa, Vanessa Mello, Ygor Zago, Marcelo Vasquez, Thiago Dias e Lucas Nunes.
Em encontros que misturam lembranças e retomam embates, os protagonistas trafegam na música, texto e dança. A atmosfera é embalada por canções como “I´m Still Here” / “Estou Aqui” (Música e Letra: Stephen Sondheim / Versão: Claudio Botelho); We Are What We Are ( Música e Letra : Jerry Herman/ Versão : Miguel Falabella) e “O Meu Amor” (Música e Letra: Chico Buarque de Holanda) entre outras, todas com arranjo e direção musical de Carlos Bauzys e uma orquestra de 17 músicos.
“Desde o início do projeto o objetivo era gravar toda a trilha com uma orquestra de 17 músicos porque o material assim pedia. Eu quis usar a linguagem musical para entreter mas também desconstruir a sua estrutura, para expor problemas reais que vivemos no país como preconceito, velhice e crimes de ódio. Tudo isso com colaboração do Vitor Rocha”, comenta Alonso Barros sobre as temáticas abordadas no filme. “No teatro a máscara cai, enfrenta-se o passado. O teatro seduz para depois escancarar a verdade que vivemos fora dele . E no palco que o sonho se realiza e se desfaz”, conclui o diretor .
A realização deste projeto partiu da iniciativa de Alonso Barros , Guilherme Logullo, Fefa Moreira e Carlos Bauzys de fazer um audiovisual primeiramente para ajudar a classe artística durante a Pandemia num formato de concerto. Com o passar do tempo o projeto pegou outro rumo, a vontade de contar uma história relevante em um musical.
O projeto é uma obra contemplada pelo prêmio do programa de incentivo PROAC
e tem como apoio o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério do Turismo
ASSISTA "TEATRO BR" CLICANDO NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Qv1Jvqm-OGI
Um filme de ALONSO BARROS
Com
RUBEN GABIRA
TOTIA MEIRELES
JARBAS HOMEM DE MELLO
Elenco
RENATO BELLINI
ANDRÉ TORQUATO
NAY FERNANDES
CAROL COSTA
VANESSA MELLO
YGOR ZAGO
THIAGO DIAS
MARCELO VASQUEZ
LUCAS NUNES
FICHA TÉCNICA | Teatro BR
Produtora Cinematográfica: NR Filmes
Roteiro: ALONSO BARROS E VITOR ROCHA
Direção : ALONSO BARROS
Versões: CLAUDIO BOTELHO E MIGUEL FALABELLA
Direção Musical: CARLOS BAUZYS
Direção de Produção e Realização: FEFA MOREIRA
Assistente de Direção e Criação: GUILHERME LOGULO
Direção de Arte: MATEUS RIBEIRO E LARISSA CASTILHO
Direção de Fotografia e Produção Cinematográfica: NR Filmes - LUCIANO MARQUES
Coreografia: ALONSO BARROS
Figurino: MARLON PORTUGAL
Visagismo: DICKO LORENZO
Edição de Som: LUCIANO MARQUES
Design Gráfico e VFX: LEONARDO FERREIRA E RODRIGO GUIMARÃES
Segundo Assistente: FAUSTO PRIETRO
Assist. de Coreografia: VANESSA COSTA
Produção Executiva: FM Direções
Assessoria de Imprensa: MAIARA TISSI
Apoio:
7.8 Produções Artísticas
Bar Divina Increnca
Bloch
NR Filmes
Kartuno Design
Direção musical, Arranjos e Produção Musical: CARLOS BAUZYS
Assist. Direção Musical : CINTHIA SELL E EVELYNE GARCIA
Pianista de Ensaio: CINTHIA SELL
Transcrições: CARLOS BAUZYS E EVELYNE GARCIA
Editoração de Partituras: PRESTO, THIAGO ROCHA E CARLOS BAUZYS
Studio: TRAMA NACENA
Técnico de Gravação: RICARDO CAMERA
TRILHA SONORA | Teatro BR
“We Are What We Are” (Nós Somos Assim), Música e Letra: Jerry Herman, Versão: Miguel Falabella / “O Meu Amor”, Música e Letra: Chico Buarque de Holanda, Arranjo: Carlos Bauzys / “Losing My Mind” - (Louco de Amor), Música e Letra: Stephen Sondheim, Versão: Claudio Botelho / “I´m Still Here” (Estou Aqui), Música e Letra: Stephen Sondheim, Versão: Claudio Botelho / “A História de Lily Braun”, Escrita por Chico Buarque e Edu Lobo / “I Am What I Am” (Eu Sou O Que Sou), Música e Letra: Jerry Herman / “Caixa de Música”, Música. Alonso Barros, Arranjo: Carlos Bauzys / “Réquiem de Miguel”, Música: Alonso Barros, Arranjo: Carlos Bauzys.
Comments